Um estudo realizado pela Babson’s Olin Graduate School of Business previu que até 2021, 40% das empresas listadas na Fortune 500 deixarão de existir. O pesquisador da Universidade de Yale, Richard Foster, identificou que a vida média de uma companhia listada na S&P 500 caiu de 67 anos nos anos 20 para 15 anos na última década e ele afirma que essa expectativa de vida cairá ainda mais no decorrer do tempo.
E por que isso vem acontecendo? O motivo se deve a uma completa mudança no mundo dos negócios, a qual está sendo impulsionada pela utilização massiva da tecnologia como ferramenta que gera diferenciação e competitividade nas empresas modernas.
Então, a questão que fica é a seguinte: como as organizações tradicionais podem usufruir desse processo de mudança e gerar resultados concretos?
A resposta é: conhecer e incorporar atributos das Organizações Exponenciais. Conceitualmente, Organizações Exponenciais são empresas que possuem um crescimento muito superior à média de mercado, em um curto espaço de tempo, acumulando ganhos de forma crescente e acelerada, utilizando a tecnologia como um dos gatilhos para alcançar esses resultados.
É preciso deixar claro que nem todas as organizações possuem todos os atributos necessários para se enquadrar nesse modelo, no entanto, a partir do momento em que elas possuem quatro dos dez atributos, podemos enquadrá-las em um modelo exponencial e escalável.
Diante disso, vamos aprender como podemos incorporar esses atributos em uma empresa tradicional:
- Staff on Demand: analise as estruturas da organização que podem ser preenchidas por freelancers e temporários. Esse é um atributo que garante velocidade, funcionalidade e flexibilidade, além de permitir a aprendizagem organizacional por meio de novas perspectivas;
- Comunidade e Multidão: desenvolva comunidades alinhadas com o seu propósito e vá além, ouça e dê algo de valor em troca por essa relação. Aproveite a abrangência da multidão e os converta para sua comunidade, isso pode ser feito por meio da criatividade e inovação, utilizando plataformas automatizadas de relacionamento e validação;
- Algoritmos: utilize das vertentes de Machine Learning para mapear clientes, comunidades, fãs e desenvolva produtos/serviços direcionados.
- Ativos Alavancados: estude os ativos atuais que podem ser substituídos por ativos compartilhados. O armazenamento em nuvem foi o ponto de inflexão desse processo e hoje é possível diminuir o gerenciamento de ativos de máquinas caras e robustas, aumentando eficiência, agilidade e flexibilidade;
- Engajamento: promova o envolvimento com suas comunidades, utilize a gamificação como ferramenta para treinamentos e mudanças na cultura organizacional. Elabore campanhas de incentivo para desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços;
- Interfaces: desenvolva processos de filtragem e comparação das informações coletadas no mercado, no relacionamento com clientes e na utilização do seu produto/serviço;
- Dashboards: crie painéis adaptáveis e em tempo real, com as métricas essenciais para a organização, acessíveis a todos na organização;
- Experimentação: promova a interação do usuário com seu produto/serviço, colhendo feedbacks e adaptando de acordo com a expectativa e necessidade do seu nicho de mercado;
- Autonomia: garanta que os seus colaboradores tenham liberdade para propor novas ideias e novas formas de gerar valor ao negócio;
- Tecnologias Sociais: reduza o tempo entre a obtenção das informações (processamento) e a tomada de decisão por meio de ferramentas como as redes sociais corporativas.
Diante de um mundo de mudanças constantes, em que a tecnologia vem tomando cada vez mais espaço, é necessário que as empresas tradicionais analisem o seu modelo de negócio atual e incorporem os atributos mencionados, devido eles proporcionarem escalabilidade, diferenciação, produtos e serviços direcionados, experiências únicas ao usuário e gerenciamento flexível e adaptável.
Igor Peixoto – Consultor Associado
Gomes de Matos Consultores Associados